domingo, 31 de outubro de 2010

Numerologia do 11 de setembro – As coincidências

A TEORIA DO 11
O 11 passou a ser um número inquietante. Podem pensar que é uma casualidade forçada ou simplesmente uma tontice, mas o que está claro é que há coisas interessantes, senão, vejamos:
1) New York City tem 11 letras.
2) Afghanistan tem 11 letras.
3) “The Pentagon” tem 11 letras.
4) George W. Bush tem 11 letras.

Até aqui, meras coincidências ou casualidades forçadas (será???).

Agora começa o interessante :
1) New York é o estado Nº 11 dos EUA.
2) O primeiro dos vôos que embateu contra as Torres Gêmeas era o Nº11.
3) O vôo Nº 11 levava a bordo 92 passageiros; somando os numerais dá: 9+2=11.
4) O outro vôo que bateu contra as Torres, levava a bordo 65 passageiros, que somando os numerais dá: 6+5=11.
5) A tragédia teve lugar a 11 de Setembro, ou seja, 11 do 9, que somando os numerais dá: 1+1+9=11.

Agora, o inquietante :
1) As vítimas totais que faleceram nos aviões são 254: 2+5+4=11.
2) O dia 11 de Setembro, é o dia número 254 do ano: 2+5+4=11.
3) A partir do 11 de setembro sobram 111 dias até ao fim de um ano.
4) Nostradamus (11 letras) profetiza a destruição de New Iork City na Centúria número 11 dos seus versos.

Mas o mais chocante de tudo é que, se pensarmos nas Torres Gêmeas, damo-nos conta que tinham a forma de um gigantesco número 11. E, como se não bastasse, o atentado de Madrid aconteceu no dia 11.03.2004 , que somando os numerais dá: 1+1+0+3+2+0+0+4=11.
Intrigante, não acham ?
E se esqueceram que o atentado de Madrid aconteceu 911 dias depois do de New York, que somando os numerais 9+1+1=11!!!!

Coincidências, será???

encontrado em; http://homemculto.wordpress.com/2010/09/11/numerologia-do-11-de-setembro-as-coincidencias/

Logica Matematica ;) Pra descontrair

Deus é amor.
O amor é cego.
Steve Wonder é cego.
Logo, Steve Wonder é Deus.

Nada é melhor que a felicidade eterna.
Um tomate já é melhor do que nada.
Logo, um tomate é melhor que a felicidade eterna.

Tudo o que é raro é caro.
É raro uma coisa boa e barata.
Logo, o que é bom e barato, é caro!

Imagine um pedaço de queijo suíço,
    daqueles bem cheios de buracos.
Quanto mais queijo, mais buracos.
Cada buraco ocupa o lugar em que haveria queijo.
Assim, quanto mais buracos, menos queijo.
Quanto mais queijos mais buracos,
e quanto mais buracos, menos queijo.
Logo, quanto mais queijo, menos queijo!

Toda regra tem exceção.
Isto é uma regra.
Logo, deveria ter exceção.
Portanto, nem toda regra tem exceção.

Disseram-me que eu sou ninguém.
Ninguém é perfeito.
Logo, eu sou perfeito.
Mas só Deus é perfeito.
Portanto, eu sou Deus.
Se Steve Wonder é Deus,
então eu sou Steve Wonder...

sábado, 30 de outubro de 2010

~ Números curiosos

Veja o que acontece se multiplicarmos 37 por múltiplos de 3:

                                   3 x 37 = 111
                                   6 x 37 = 222
                                   9 x 37 = 333
                                 12 x 37 = 444
                                 15 x 37 = 555
                                 18 x 37 = 666
                                 21 x 37 = 777
                                 24 x 37 = 888
                                 27 x 37 = 999

                              Veja isto:

                      111.111.111 x 111.111.111 = 12.345.678.987.654.321

                                           Veja esta pirâmide:

                                         1 x 9 + 2 = 11
                                       12 x 9 + 3 = 111
                                     123 x 9 + 4 = 1111
                                    1234 x 9 + 5 = 11111
                                  12345 x 9 + 6 = 111111
                                 123456 x 9 + 7 = 1111111
                               1234567 x 9 + 8 = 11111111
                             12345678 x 9 + 9 = 111111111

                                     E esta outra pirâmide:

                                          1 x 8 + 1 = 9
                                        12 x 8 + 2 = 98
                                      123 x 8 + 3 = 987
                                    1234 x 8 + 4 = 9876
                                  12345 x 8 + 5 = 98765
                                123456 x 8 + 6 = 987654
                              1234567 x 8 + 7 = 9876543
                            12345678 x 8 + 8 = 98765432
                          123456789 x 8 + 9 = 987654321


                                         E esta outra:

                                           0 x 9 + 8 = 8
                                           9 x 9 + 7 = 88
                                         98 x 9 + 6 = 888
                                       987 x 9 + 5 = 8888
                                      9876 x 9 + 4 = 88888
                                    98765 x 9 + 3 = 888888
                                  987654 x 9 + 2 = 8888888
                                9876543 x 9 + 1 = 88888888
                               98765432 x 9 + 0 = 888888888
                             987654321 x 9 - 1 = 8888888888
                            9876543210 x 9 - 2 = 88888888888


Muito louco o mundo da matemática...... Boing
encontrado em; http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=18844.0

A divina porporção, Phi o número divino



Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então o retângulo de ouro. Era um retângulo, do qual havia-se proporções... do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Pathernon... a proporção do retângulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividia pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.


Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por diante.

Bom, durante milênios, a arquitetura clássica grega prevaleceu O retângulo de ouro era padrão mas depois de muito tempo, veio a construção gótica, com formas arredondadas que não utilizavam o retângulo de ouro grego. Mas em 1200... Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos criou aquela que é provavelmente a mais famosa seqüência matemática a Série de Fibonacci.

A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles se aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou numa seqüência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores

1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89...

1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13=34
E assim por diante.

Aí entra a 1ª "coincidência"; proporção de crescimento média da série é... 1,618. Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco abaixo mas a média é 1,618, exatamente a proporção das pirâmides do Egito e do retângulo de ouro dos gregos

Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova idéia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.

-A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos em uma colméia é de 1,618;

-A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;

-A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;

-A proporção em que se diminuem as folhas de uma arvore a medida que subimos de altura é de 1,618;

-E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618 também

Por isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO. Porque, os historiadores descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo.



Bom, por volta 1500 com a vinda do Renascentismo à cultura clássica voltou à moda... Michelangelo e principalmente Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas da Vinci foi ainda mais longe; ele como cientista, pegava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a DIVINA PROPORÇÃO do que o corpo humano... obra prima de Deus

Por exemplo:

-Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618.

-Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.

-Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618;

-Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;

-A altura do seu cranio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado 1,618;

-Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é 1,618;

(considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados de medição).

Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção.

Seria Deus, usando seu conceito maior de beleza em sua maior criação feita a sua imagem e semelhança?

Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, arvores, artes e o homem; coisas teoricamente diferentes, todas ligadas numa proporção em comum.

Então até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções. Meça seu cartão de crédito, largura / altura, seu livro, seu jornal, uma foto revelada.

(lembre-se: considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados de medição).

Encontramos ainda o número Phi nas famosas sinfonias como a 9ª de Bethoven e em outras diversas obras.

Vários sucessos de desining e verdadeiros campeões de vendas também utilizam a porporção divina em seus produtos. Vejam o ipod por exemplo.........



Então, isso tudo seria uma coincidência?...ou seria o conceito de Unidade com todas as coisas sendo cada vez mais esclarecido para nós?

Encontrado em; http://culturareino.blogspot.com/2009/08/divina-proporcao-phi-o-numero-divino.html

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Você ganha bem? Veja quanto pode faturar um mendigo !


Você já parou pra pensar quanto fatura um mendigo? Você sabia que ele pode estar ganhando mais do que você? É isso que mostra uma pesquisa feita por um estagiário de nível superior.


Preste atenção nessa interessante pesquisa de um estagiário:
Um sinal de trânsito muda de estado em média a cada 30 segundos (trinta segundos no vermelho e trinta no verde). Então, a cada minuto um mendigo tem 30 segundos para faturar pelo menos R$ 0,10, o que numa hora dará:
60 x 0,10 = R$6,00
Se ele trabalhar 8 horas por dia, 25 dias por mês, num mês terá faturado:
25 x 8 x 6 = R$ 1.200,00
Será que isso é uma conta maluca?
Bom, 6 Reais por hora é uma conta bastante razoável para quem está no sinal, uma vez que, quem doa nunca dá somente 10 centavos e sim 20,50 e às vezes até 1 Real.
Mas, tudo bem, se ele faturar a metade: R$3,00 por hora terá R$600,00 no final do mês, que é o salário de um estagiário com carga de 35 horas semanais ou 7 horas por dia.
Ainda assim, quando ele consegue uma moeda de R$1,00 (o que não é raro), ele pode descansar tranqüilo debaixo de uma árvore por mais 9 viradas do sinal de trânsito, sem nenhum chefe pra encher por causa disto.
Mas isto é teoria, vamos ao mundo real. De posse destes dados fui entrevistar uma mulher que pede esmolas, e que sempre vejo trocar seus rendimentos na Panetiere (padaria em frente ao CEFET).
Então lhe perguntei quanto ela faturava por dia. Imagine o que ela respondeu?
É isso mesmo, de 35 a 40 reais em média o que dá (25 dias por mês) x 35 = 875 ou 25 x 40 = 1000, então na média R$ 937,50 e ela disse que não mendiga 8 horas por dia.


Moral da História:
É melhor ser mendigo do que estagiário, e pelo visto, ser estagiário é pior que ser Mendigo…
Se esforce como mendigo e ganhe mais do que um estagiário.
Estude a vida toda e peça esmolas; é mais fácil e melhor que arrumar emprego.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sem tempo para estudar - A esperteza de um aluno ~

 

Aluno é uma pessoa espetacular. Criativo, inteligente e normalmente sempre tem uma resposta na "ponta da língua". Pois veja se não tenho razão. Certa vez, cobrei de um aluno a falta de costume do estudo diário.
Disse a ele:
- Tens o dia todo para estudar e dizes que não tem tempo. Isto não é resposta para a tua "vagabundagem".
Ele então argumentou, com cara de conhecimento de causa:
- Caro professor, raciocine comigo: no ano temos 365 dias. Dorme-se pelo menos 8 h/dia, o que equivale, aproximadamente, a 1/3 do ano. Isto quer dizer que 365 dias menos 122 dias (1/3 do ano, mais ou menos) resulta em 243 dias. Existem 52 sábados e 52 domingos. Calculando, temos 243 - 104 = 139 dias. Como temos 2 meses (60 dias) de férias: 139 - 60 = 79 dias. Vamos considerar 2 horas para almoço e 2 horas p/ jantar. Somando temos 60 dias. Fazendo 79 - 60 = 19 dias. Com os feriados 19 - 19 = 0 dias.
O aluno, todo confiante, concluiu:
- Não tenho razão para falta de tempo no estudo.

A matematica é uma religião ;)

 

domingo, 24 de outubro de 2010

~ O medo do goleiro diante do pênalti*

Ângulo dos ombros e da perna de apoio do batedor permitiria prever direção do chute.

       Em fase eliminatória de Copa do Mundo, quando o futuro de uma seleção pode ser decidido nos pênaltis, os técnicos deveriam ficar atentos para um estudo desenvolvido na Universidade de Greenwich (Inglaterra): cientistas descobriram que o goleiro pode prever a direção da bola na cobrança de pênalti se observar o ângulo dos ombros e da perna de apoio do batedor em relação ao chão. Os pesquisadores acreditam ser possível treinar goleiros para reconhecer esses indicativos e melhorar seu desempenho.
      Quando um pênalti é cobrado, goleiros costumam observar a posição do corpo e a direção dos olhos do jogador para tentar adivinhar o lado em que a bola será lançada. Essas pistas, porém, podem ser disfarçadas pelo atleta e confundir o goleiro. O objetivo dos pesquisadores Al-Amin Kassam e Mark Goss-Sampson, especialistas em análise do movimento, era descobrir se a posição de alguma parte do corpo do batedor de pênalti estava relacionada à direção do chute.
     Para isso, uma filmadora foi colocada atrás de um gol vazio, na altura dos olhos de um goleiro de estatura média e com a lente ajustada para simular a visão desse jogador. A câmera filmou 46 cobranças de pênaltis de um atleta do time inglês West Ham. O filme foi transferido para o computador e submetido a um software de análise de movimento. O programa mediu os ângulos da perna de apoio, do ombro, da bacia, dos pés e do tronco do jogador, durante sua corrida e imediatamente antes do chute.
     A análise estatística permitiu concluir que apenas os ângulos do ombro e da perna de apoio em relação ao chão estão associados à direção do chute (ver figura). Essas medidas, no entanto, só permitem prever se a bola será lançada no centro, no lado direito ou esquerdo do gol.
    "Nenhuma correlação foi observada entre os ângulos do corpo e a altura atingida pela bola", disse Goss-Sampson à CH On-line.
     O estudo constatou que a bola atinge o centro do gol quando o ângulo médio da perna de apoio do atleta em relação ao chão é de 56,5º graus e o ângulo médio dos ombros é de 4,9º graus. Se o ângulo da perna aumentar para 65,5º e o ângulo dos ombros continuar em torno de 5º, a bola atingirá o lado direito da rede. Quando a bola vai na direção contrária, é o ângulo do ombro que varia (chega a 9,6º). Nesse caso o ângulo da perna fica em torno de 56,6º.
    Dez goleiros assistiram ao filme analisado pelos pesquisadores. Os atletas tentaram adivinhar a direção da bola em cada um dos 46 chutes. O teste foi repetido depois que os cientistas instruíram os goleiros sobre os ângulos dos ombros e da perna de apoio do cobrador. A média de acertos aumentou em 9%. "Se um goleiro praticar intensivamente o reconhecimento dessas dicas, sua reação a essas pistas se tornará automática", acredita Al-Amin.
    No entanto, resta a dúvida: será que o olho humano é capaz de detectar uma variação de ângulos tão pequena? De qualquer forma, fica o conselho dado por Al-Amin aos cobradores de pênaltis: "chutem a bola o mais rápido e forte possível, já que os goleiros terão menos tempo para analisar as dicas visuais".
Marina Ramalho, Ciência Hoje on-line, 18/06/02

Fonte:http://www.matematicahoje.com.br/telas/cultura/midia/midia.asp?aux=K

A Matemática segundo Jobim

A Matemática segundo Jobim


Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
António Carlos Jobim/Marini Pinto (1958)



sábado, 23 de outubro de 2010

Pirâmides de Gizé

Você sabia que as pirâmides de Gizé, consideradas uma das sete maravilhas do mundo, foram construídas há cerca de 4500 anos, aproximadamente entre 2650 e 2550 a.C.?

Elas foram construídas para três reis da Quarta Dinastia do Egito: Quéops, Quéfrem e Miquerinos. Acredita-se que essas pirâmides foram projetadas pelos próprios reis. E não há registros que mostrem os métodos matemáticos ultilizados nessas construções.

O primeiro matemático de quem se tem algumas citações é Tales de Mileto (624-548 a.C. aproximadamente), que é considerado o primeiro grande sábio da Antiguidade. A ele foram atribuídas algumas descobertas matemáticas.
Consta que Tales começou sua vida como mercador, adquirindo conhecimentos matemáticos em suas viagens aos centros antigos de conhecimento como Egito e Babilônia.
De acordo com a História, no Egito, ele despertou a admiração do Rei Amasis ao calcular a altura das pirâmides, observando os comprimentos das sombras dessas pirâmides e de um bastão colocado na posição vertical.
Veja como Tales procedeu para calcular as alturas dessas pirâmides.
Nas proximidades das pirâmides. Tales fincou uma estaca no chão e, em seguida, deitou essa estaca sobre a sua própria sombra, a fim de marcar seu comprimento na areia, e a ergueu novamente, deitando-a na posição vertical.

Esperou até que o comprimento da sombra da estaca ficasse exatamente do tamanho da estaca. Nesse momento, mediu a sombra que a pirâmide, projetava no chão e acrescentou a essa medida a metade do comprimento do lado na base da pirâmide, concluindo que a altura da pirâmide era igual a essa sombra.



Vamos interpretar o raciocínio de Tales.
Devido à grande distância do Sol à Terra, os raios solares que chegam até nós podem ser considerados paralelos.
Assim, os dois triângulos formados pelas alturas da pirâmide e do bastão e de suas sombras, juntamente com os raios solares, são semelhantes.
Veja a representação ao lado.
As duas alturas perpendiculares em relação ao solo. Então, cada triângulo tem um ângulo reto. Sendo os raios solares paralelos, os ângulos que eles formam na horizontal são congruentes.
Como triângulos semelhantes têm os lados correspondentes proporcionais, ficou fácil  calcular a altura da pirâmide que, naquele instante, seria extamente igual ao comprimento da sua sombra acrescido da metade do comprimento da base.


Fonte: Lima,M.C.P e Tinano,M.T.R. Matemática 8ª Série, Coleção Pitágoras. Livro 1. págs. 100 e 101

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dicas de calculos

star.gif (136 bytes) DICA 1: Multiplicar um número por 10:

Basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a direita.
Exemplo 1:  16 x 10 = 160
Exemplo 2:  15,567 x 10 = 155,67

star.gif (136 bytes) DICA 2: Multiplicar um número por 10n:
  
Basta deslocar a vírgula n casas decimais para a direita.
Exemplo 1:  16 x 103 = 16000
Exemplo 2:  15,567 x 104 = 155670
Então, se quisermos efetuar a seguinte multiplicação: 12 x 100. Sabemos que 100=102, então:
12 x 100 = 12 x 102 = 1200.

star.gif (136 bytes) DICA 3: Dividir um número por 10:
  
Basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a esquerda.
Exemplo 1:  16 / 10 = 1,6
Exemplo 2:  15,567 / 10 = 1,5567

star.gif (136 bytes) DICA 4: Dividir um número por 10n:
  
Basta deslocar a vírgula n casas decimais para a esquerda.
Exemplo 1:  16 / 103 = 0,016
Exemplo 2:  15,567 / 102 = 0,15567
Então, se quisermos efetuar a seguinte divisão: 12 / 1000. Sabemos que 1000=103, então:
12 / 1000 = 12 / 103 = 0,012.

star.gif (136 bytes) DICA 5: Multiplicar um número por 11:
  
Quando o número for de 2 algarismos, basta somar esses 2 algarismos e colocar o resultado no meio deles. Por exemplo, vamos efetuar a seguinte multiplicação: 26 x 11.
Temos o número 26, somando seus 2 algarismos temos 2+6=8. Pronto! Agora é só colocar esse 8 no meio deles:
a resposta é 
286. Portanto 26 x 11 = 286.

Outros exemplos:
1) 34 x 11
somamos os algarismos do número 34: 3+4=7
colocamos o resultado no meio deles: 
374. Portanto 34x11 = 374.

2) 81 x 11
somamos os algarismos do número 81: 8+1=9
colocamos o resultado no meio deles: 
891. Portanto 81x11 = 891.

3) 37 x 11
somamos os algarismos do número 37: 3+7=10
Como deu um nº maior que 9, então não podemos colocar todo o número no meio deles. Colocamos apenas o algarismo das unidades (0) no meio deles, e o algarismo da dezena (1) é somado ao primeiro algarismo do número: 407. Portanto 37x11 = 407.

Quando o número for de 3 algarismos, então esse número multiplicado por 11 resultará em um número de 4 algarismos. Por exemplo, vamos efetuar a seguinte multiplicação: 135 x 11.
Temos o número 135. Somando o 1º com o 2º algarismo desse número temos 1+3=4. Somando o 2º com o 3º algarismo desse número temos 3+5=8. Esses 2 resultados serão colocados no meio do número 135, tirando o seu algarismo do meio:
1
485. Portanto 135 x 11 = 1485.

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star.gif (136 bytes) DICA 6: Multiplicar um número por 9:

Nesse caso basta acrescentar um zero no final do número e subtrair pelo número inicial. Vamos efetuar a seguinte multiplicação: 44 x 9.
Acrescentando um zero no final do número 44 ficamos com 440.
Então subtraímos desse valor o valor inicial: 440-44 = 
396.
Portanto 44 x 9 = 396.
Outros exemplos:
27 x 9 = 270-27 = 243.
56 x 9 = 560-56 = 504.
33 x 9 = 330-33 = 297.

star.gif (136 bytes) DICA 7: Multiplicar um número por 99:

Nesse caso basta acrescentar 2 zeros no final do número e subtrair pelo número inicial. Vamos efetuar a seguinte multiplicação: 44 x 99.
Acrescentando 2 zeros no final do número 44 ficamos com 4400.
Então subtraímos desse valor o valor inicial: 4400-44 = 
4356.
Portanto 44 x 99 = 4356.
Outros exemplos:
27 x 99 = 2700-27 = 2673
56 x 99 = 5600-56 = 5544
33 x 99 = 3300-33 = 3267

star.gif (136 bytes) DICA 8: Multiplicar um número por 101:

Quando um número de 2 algarismos AB for multiplicado por 101, o resultado será ABAB. Alguns exemplos:
43 x 101 = 4343
32 x 101 = 3232
14 x 101 = 1414

star.gif (136 bytes) DICA 9: Multiplicar 2 números (de 2 algarismos) que possuam o mesmo algarismo das dezenas, e a soma de seus algarismos das unidades seja 10.

Exemplos de multiplicações que podem ser feitas com esse método: 42x48, 53x57, 21x29, 35x35, 87x83, 94x96, etc.
Devem ser seguidos os seguintes passos:
1) Multiplicamos o algarismo das dezenas (que é igual nos 2 números) pelo número seguinte a ele;
2) Multiplicamos os algarismos das unidades normalmente;
3) Juntamos as duas partes.

Vamos efetuar a seguinte multiplicação: 53 x 57:
Passo 
1:
5x6 = 
30
Passo 
2:
3x7 = 
21
Passo 
3:
Juntamos os dois números: 
3021.
Portanto 53 x 57 = 3021. 

Outro exemplo: 94 x 96:
Passo 
1:
9x10 = 
90
Passo 
2:
4x6 = 
24
Passo 
3:
Juntamos os dois números: 
9024.
Portanto 94 x 96 = 9024. 

star.gif (136 bytes) DICA 10: Soma dos n primeiros números naturais ímpares:

A soma dos n primeiros números naturais ímpares é igual a n2. Exemplos:
1) Soma dos 5 primeiros números naturais ímpares (1+3+5+7+9):
A soma é igual a 
52 = 25.
2) Soma dos 15 primeiros números naturais ímpares:
A soma é igual a 
152 = 225.

star.gif (136 bytes) DICA 11: Multiplicar um número por 15:

Some o número com a sua metade, e multiplique o resultado por 10.
Exemplos:
14×15 =(14+7)×10=210
10,4×15=(10,4+5,2)×10=15,6×10=156

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star.gif (136 bytes) DICA 12: Tabuada do 9:

Se você tem dificuldades para decorar a tabuada do 9, pode fazer o seguinte:
1) Considere o número anterior ao qual você irá multiplicar o 9.
2) Veja quanto falta para ele chegar ao 9.
3) Junte os dois números encontrados.
  
Por exemplo:
1) 9 x 2 => o número anterior ao dois é o 1.
2) Para o 1 chegar ao 9, faltam 
8.
3) Agora basta unir os dois números: 
18
Portanto, 9 x 2 = 18.
  
Da mesma forma pode ser feito para os outros números, até chegar em 9x9:
1) 9 x 9 => o número anterior ao nove é o 8.
2) Para o 8 chegar ao 9, falta 
1
3) Agora basta unir os dois números: 
81
Portanto, 9 x 9 = 81.

star.gif (136 bytes) DICA 13: Dividir qualquer número por 5:

Basta multiplicar o número por 2 e "arrastar" a vírgula para a esquerda.
Ex: 345 / 5 = 345 * 2 = 690. Arrastando a vírgula, temos 69,0.
Ex: 1526 / 5 = 1526 * 2 = 3052. Arrastando a vírgula, temos 305,2.

star.gif (136 bytes) DICA 14: Como descobrir o próximo quadrado?
Some o quadrado anterior com duas vezes com o número do qual você quer descobrir o quadrado, e depois diminua uma unidade.
Ex: Se 32=9, quanto vale 42?

Aplicando a regra, temos: 
9 + 4 + 4 = 17
17 - 1 = 16
Portanto, 42 = 16

Outro exemplo: 52 = ?
16 + 5 + 5 - 1 = 25

star.gif (136 bytes) DICA 15: Adição: Arredondamento da 2ª parcela para um múltiplo de 10 conveniente:
Arredonda-se a 2ª parcela para o 1ª múltiplo de 10 inferior a esse número. Posteriormente, acrescenta-se a diferença entre o número original e o número arredondado.
 
Exemplos:
23 + 36 = 23 + 30 + 6 = 53 + 6 = 59
357 + 459 = 357 + 450 + 9 = 807 + 9 = 816
 
Observação: Quando for conveniente, arredonda-se a 2ª parcela para o 1ª múltiplo de 10 superior a esse número. Posteriormente, subtrai-se a diferença entre o número arredondado e o número original.
 
Exemplo:
357 + 459 = 357 + 460 - 1 = 817 – 1 = 816

star.gif (136 bytes) DICA 16: Multiplicação por números terminados em 0:
Multiplicam-se as partes sem os zeros finais e acrescenta-se a quantidade de zeros finais.
Exemplos:
23 x 10 = (23 x 1)0 = 230
45 x 20 = (45 x 2)0 = 900
15 x 300 = (15 x 3)00 = 4500
30 x 90 = (3 x 9)00 = 2700