domingo, 24 de outubro de 2010

~ O medo do goleiro diante do pênalti*

Ângulo dos ombros e da perna de apoio do batedor permitiria prever direção do chute.

       Em fase eliminatória de Copa do Mundo, quando o futuro de uma seleção pode ser decidido nos pênaltis, os técnicos deveriam ficar atentos para um estudo desenvolvido na Universidade de Greenwich (Inglaterra): cientistas descobriram que o goleiro pode prever a direção da bola na cobrança de pênalti se observar o ângulo dos ombros e da perna de apoio do batedor em relação ao chão. Os pesquisadores acreditam ser possível treinar goleiros para reconhecer esses indicativos e melhorar seu desempenho.
      Quando um pênalti é cobrado, goleiros costumam observar a posição do corpo e a direção dos olhos do jogador para tentar adivinhar o lado em que a bola será lançada. Essas pistas, porém, podem ser disfarçadas pelo atleta e confundir o goleiro. O objetivo dos pesquisadores Al-Amin Kassam e Mark Goss-Sampson, especialistas em análise do movimento, era descobrir se a posição de alguma parte do corpo do batedor de pênalti estava relacionada à direção do chute.
     Para isso, uma filmadora foi colocada atrás de um gol vazio, na altura dos olhos de um goleiro de estatura média e com a lente ajustada para simular a visão desse jogador. A câmera filmou 46 cobranças de pênaltis de um atleta do time inglês West Ham. O filme foi transferido para o computador e submetido a um software de análise de movimento. O programa mediu os ângulos da perna de apoio, do ombro, da bacia, dos pés e do tronco do jogador, durante sua corrida e imediatamente antes do chute.
     A análise estatística permitiu concluir que apenas os ângulos do ombro e da perna de apoio em relação ao chão estão associados à direção do chute (ver figura). Essas medidas, no entanto, só permitem prever se a bola será lançada no centro, no lado direito ou esquerdo do gol.
    "Nenhuma correlação foi observada entre os ângulos do corpo e a altura atingida pela bola", disse Goss-Sampson à CH On-line.
     O estudo constatou que a bola atinge o centro do gol quando o ângulo médio da perna de apoio do atleta em relação ao chão é de 56,5º graus e o ângulo médio dos ombros é de 4,9º graus. Se o ângulo da perna aumentar para 65,5º e o ângulo dos ombros continuar em torno de 5º, a bola atingirá o lado direito da rede. Quando a bola vai na direção contrária, é o ângulo do ombro que varia (chega a 9,6º). Nesse caso o ângulo da perna fica em torno de 56,6º.
    Dez goleiros assistiram ao filme analisado pelos pesquisadores. Os atletas tentaram adivinhar a direção da bola em cada um dos 46 chutes. O teste foi repetido depois que os cientistas instruíram os goleiros sobre os ângulos dos ombros e da perna de apoio do cobrador. A média de acertos aumentou em 9%. "Se um goleiro praticar intensivamente o reconhecimento dessas dicas, sua reação a essas pistas se tornará automática", acredita Al-Amin.
    No entanto, resta a dúvida: será que o olho humano é capaz de detectar uma variação de ângulos tão pequena? De qualquer forma, fica o conselho dado por Al-Amin aos cobradores de pênaltis: "chutem a bola o mais rápido e forte possível, já que os goleiros terão menos tempo para analisar as dicas visuais".
Marina Ramalho, Ciência Hoje on-line, 18/06/02

Fonte:http://www.matematicahoje.com.br/telas/cultura/midia/midia.asp?aux=K

3 comentários:

Allana Gomes, Caio Santana, Elizandra Menezes, Joacy Rocha e Wendy Santos disse...

Dica para os goleiros, quando forem agarrar nas disputas de penaltis se liguem nos angulos dos ombros, e da perna de apoio ;D é incrivel como agente encontra a matematica em todas as coisas !

Unknown disse...

Descobriram minha tática pra não levar gol de pênalti !

Allana Gomes, Caio Santana, Elizandra Menezes, Joacy Rocha e Wendy Santos disse...

A postagem "o medo do goleiro diante do penalti" é muito interessante e curiosa pois ela explica como a metematica pode influenciar na paixão mundial que é o futebol, onde estudos revelam que é possivel o goleiro preve para onde a bola vai na hora do penalti, apesar da iniciativa e as descobertas da pesquisas terem sido boas a tatica para descobrir onde vai se chutar a bola exige uma vista bem apurada e muuuuita pratica, mais o mais importante mesmo é ver que a matematica esta presente em tudo e pode nos ajudar a desvendar problemas como ate mesmo um penalti contra o nosso time preferido.