sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Trigonometria e aplicações

A trigonometria possui uma infinidade de aplicações práticas. Desde a antiguidade já se usava da trigonometria para obter distâncias impossíveis de serem calculadas por métodos comuns.
Algumas aplicações da trigonometria são:
  • Determinação da altura de um certo prédio.
  • Os gregos determinaram a medida do raio de terra, por um processo muito simples.
  • Seria impossível se medir a distância da Terra à Lua, porém com a trigonometria se torna simples.
  • Um engenheiro precisa saber a largura de um rio para construir uma ponte, o trabalho dele é mais fácil quando ele usa dos recursos trigonométricos.
  • Um cartógrafo (desenhista de mapas) precisa saber a altura de uma montanha, o comprimento de um rio, etc. Sem a trigonometria ele demoraria anos para desenhar um mapa.
Tudo isto é possível calcular com o uso da trigonometria do triângulo retângulo.

10 comentários:

Allana Gomes, Caio Santana, Elizandra Menezes, Joacy Rocha e Wendy Santos disse...

Esse post é para aquelas pessoas que nuca viram utilidade em aprender trigonometria, ele esta ai para mostrar como essa é importante e como é utilizada para medir coisas que seriam impossiveis ou muito trabalHosas de calcular. ;D

Unknown disse...

Por:Leandra Ingrid
Gosteei da postagem , pois assim entendi-se as aplicaçoes da trigonometria no cotidiano.

Geicilene Rodrigues disse...

Muito legal mostra que a matematica ta presente em tudo nas nossas vidas
:D

Íris Campos disse...

Por mais que eu tente fugir a matematica me persegue! É verdade! taí uma coisa presente sempre no cotidiano das pessoas viu...

matematicos da 83321 disse...

A trigonometria é uma das áreas da matemática que tem bastante importância e também é uma das áreas em que podemos ver claramente presente no nosso cotidiano, principalmente nos objetos.
Realmente a trigonometria tem batante utilidade.

João Pedro Reis

Anônimo disse...

Isso aí nos espera na prova!!
Luiz Phelipe 83621

Unknown disse...

Novamente a trigonometria no cotidiano, extremamente importante esse assunto,vamos estudar para a prova galera, vamos mandar a ver k-.

Matematica - IFBA disse...

Não tem pra onde correr.... A Trigonometria nos percegue de qualquer jeito, seja na sala de aula, e também no nosso cotidiano

Ass: Kauana Mendes

Unknown disse...

Uma forma interessante de se usar a trigonometria, realmente muito útil. Tarefas que antes podiam ser consideradas impossíveis por não existir as facilidades de hoje eram feitas facilmente graças a trigonometria

Allana Gomes, Caio Santana, Elizandra Menezes, Joacy Rocha e Wendy Santos disse...

Os cálculos trigonométricos são ultilizados desde a antiguidade. Nessa postagem há algumas de sua aplicações em situações do dia-a-dia e outras que parecem ser impossível, como a distância entre a Terra e a Lua. Mas graças a trigonometria isso é possível e mais prático. Fizemos essa postagem para mostrar a tão importãncia da trigonometria, que também pode ser aplicada em outras ciências como fonética, economia, gráficos computadorizados e desenvolvimento de jogos.